As habilidades do executivo do século XXI

Nos últimos anos, não só o mundo mudou, mas todo o contexto profissional, que inclui as rotinas de trabalho, as formas de liderança, etc. As habilidades exigidas dos profissionais hoje são diferentes das exigidas há algum tempo atrás.

A Harvard Business Review listou o que seriam algumas habilidades indispensáveis para o executivo do século XXI, um direcionamento para a carreira de qualquer profissional que esteja ou queira alcançar um cargo de liderança.

A primeira delas é manter a mente aberta e respeitar os códigos de outras culturas. É necessário lidar com indivíduos diferentes e esta habilidade vai além de ter um segundo idioma fluente. Ser culturalmente fluente e aprender a ser eficaz na alternância de códigos culturais é a chave para ser um líder verdadeiramente global.

Imagem: Internet

A segunda habilidade é exercer influência digital. Com empresas se tornando menos hierárquicas, o uso eficaz de redes na internet será crucial para o sucesso. A maioria dos executivos hoje sabe como usar ferramentas na internet para montar e expandir sua rede. O que é necessário compreender melhor é como o gestor pode usar essas redes a seu favor e exercer influência em um local de trabalho cada vez mais interligado e mais colaborativo. Uma pessoa que sabe usar suas redes usa contatos para obter feedback rápido sobre toda sorte de desafio profissional — e até mesmo soluções.

A terceira habilidade é dividir a atenção de forma calculada. O trabalhador moderno alterna tarefas uma vez a cada três minutos, em média. Uma vez que sua atenção em determinada tarefa é desviada, a pessoa leva em média 25 minutos para retomá-la. Há quem diga que deveríamos tentar eliminar essas distrações, mas especialistas acreditam que os gestores de hoje são capazes de lidar — e, às vezes, até de crescer — com elas. Ao invés de serem distraídos pela tecnologia do século XXI, a ideia é de que a tecnologia do século XXI tenha permitido que os profissionais prestassem atenção em suas tarefas de um jeito novo, talvez mais natural, criativo e produtivo.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn