Brasil X EUA – mesmas carreiras, salários diferentes

No início deste ano, o site Glassdoor divulgou uma lista com as profissões mais promissoras nos EUA, que usou como critérios o salário médio anual,  as perspectivas de ascensão profissional e número de oportunidades de trabalho que surgiram nos últimos meses para ranquear as carreiras.

Baseando-se nesta lista, é possível fazer uma relação com o Brasil, comparando com as carreiras que também são apontadas como as que estarão em alta durante este ano e relacionando os salários dos brasileiros e americanos.

salario-minimo

O engenheiro de software ficou em segundo lugar na lista americana, e um profissional desta área nos EUA pode chegar a ganhar 111.376 dólares por ano. Aqui no Brasil, a carreira indicada como promissora em 2015 não é exatamente a mesma: em terras nacionais, é o Desenvolvedor de Mobile que está em alta, com funções parecidas. O profissional brasileiro ganha em torno de 7 mil reais por mês, de acordo com dados da Exame.

Gerente de Novos Negócios e Gerente de RH são carreiras que prometem ser bem sucedidas em ambos os países. Mas, apesar disso, a diferença de salário ainda é grande. Enquanto no Brasil o profissional de Novos Negócios ganha em torno de 3.500 reais por mês, a mesma função nos EUA recebe remuneração em torno de 95 mil dólares por ano. Já o gerente de RH brasileiro recebe salários em torno de 5.300 reais mensais contra 96 mil dólares por ano dos americanos (Exame).

O gerente da área financeira nos EUA também está levando vantagem em profissionais de áreas parecidas, como diretor de operações e gerentes de planejamento tributário, aqui em terras tupiniquins. Um profissional desta área no país da América do Norte recebe salário anual que passa de 122 mil dólares, já aqui, na América do Sul, o salário não passa de 60 mil reais por ano.

E a lista de gerentes não para de crescer. Um trabalhador brasileiro com esse cargo na área de Marketing tem salário similar ao dos gerentes financeiros, já nos EUA eles estão em desvantagem em relação aos colegas da área de finanças. Mas não podemos dizer que estão mal, já que recebem salários de até 100 mil dólares anuais. E tem ainda o gerente de TI, que no Brasil tem o melhor salário desta lista: 7.500 reais, mas ainda é muito pouco se compararmos com um companheiro de trabalho que atua nos EUA: quase 104 mil dólares por ano.

Com a crise crescendo no mundo inteiro, é possível que essa lista sofra mudanças, tanto nos cargos quanto nos valores dos salários. Mas ainda assim vai ser difícil os valores do Brasil alcançarem os americanos. No entanto, a boa notícia é que em muitas dessas áreas a mão de obra nacional é bastante requisitada em outras pátrias.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn