Futuro Carreira

Carreiras de futuro

Com frequência o mercado reflete sobre o futuro das carreiras, sobre o desaparecimento de algumas funções e o surgimento de outras – conforme as necessidades sentidas pela sociedade vão mudando. Mais um estudo discorre sobre o tema, desta vez vindo da área de ensino destas profissões.

O 8º Mapa do Ensino Superior, elaborado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior) retrata o panorama do ensino superior brasileiro em 2016, últimos dados disponíveis, e apresenta dados do Censo da Educação Superior e do site e-MEC sobre o total de polos EAD no Brasil (ensino à distância), que triplicaram no período de 2014 a 2018 – de quase 5 mil polos para pouco mais de 15 mil.

O estudo também identifica que, naquele ano, 18,5% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária. Uma novidade para a edição 2018 do Mapa é, justamente, o capítulo especial sobre as profissões do futuro. Confira a lista abaixo, retirada do estudo:

1) Agricultor digital
2) Agricultor urbano
3) Defensor da ética tecnológica
4) Gestor de novos negócios em inteligência artificial
5) Gestor de resíduos
6) Desenvolvedor de materiais educacionais online
7) Especialista em impressão 3D de grande porte
8) Engenheiro climático
9) Hacker genético
10) Controlador de tráfego
11) Guia de turismo espacial
12) Técnico de manutenção de robôs

 

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn