Em busca de profissionais da área financeira

Quase a metade das empresas que atuam no Brasil devem aumentar suas equipes de finanças e contabilidade neste ano. Os dados foram divulgados pelo Valor Econômico, e comparam a demanda por esses profissionais em 19 mercados – o país ocupa o terceiro lugar na lista, perdendo apenas para a China e para os Emirados Árabes.

O papel cada vez mais estratégico dessas áreas nas companhias locais fez com que esses executivos fossem mais disputados no Brasil do que no restante do mundo. As empresas estão dando mais importância para o departamento financeiro, que aos poucos deixa de ser visto como uma área apenas de controle de gastos.

De acordo com a matéria, as principais razões apontadas pelas empresas para as contratações são a expansão dos negócios e o aumento da carga de trabalho. A ampliação dos times não é um movimento pontual e deve se manter pelo menos nos próximos cinco anos – período em que o país será alvo de investimentos em diferentes setores.

Imagem: Reprodução

Esse cenário não se repete em países como a França, onde 31% das empresas planejam demitir funcionários desse departamento. Na média global, porém, a perspectiva é de estabilidade e a maioria das empresas deve manter suas equipes nos próximos meses.

De acordo com a pesquisa, o executivo de contabilidade é considerado o mais difícil de ser encontrado no mercado, seguido pelo de finanças. O resultado difere do retratado pelo mesmo estudo no ano passado, quando o auditor estava entre os mais cobiçados. Em 2011, as empresas estavam se adequando às normas contábeis internacionais e se preparando para abrir capital. Essas são atividades que exigiam mais das áreas de auditoria e compliance. Este ano, o foco está na contenção de custos e otimização de resultados, tarefas mais relacionadas à contabilidade.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn