Existe idade para empreender?

Além das clássicas dúvidas sobre planos de negócio e como contratar bons profissionais, muitos que pensam em empreender também se perguntam se existe idade certa para virar o próprio patrão. A resposta, segundo os especialistas, é não.

De acordo com uma pesquisa divulgada neste ano pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), baseada em dados de 2011, o Brasil concentra 27 milhões de pessoas envolvidas em um negócio próprio ou na criação de um. Mais da metade, 14,4 milhões, tem entre 25 e 44 anos. De acordo com a sondagem, outros 3,4 milhões possuem até 24 anos, enquanto 6 milhões estão na faixa de 45 a 54 anos e 3,3 milhões têm mais de 55 anos.

Imagem: Internet

Os mais novos tem a favor sua juventude e com ela a capacidade de se recuperar mais facilmente se algo sair errado. Pesquisas mostram que os jovens não têm medo de dar errado ou, caso isso ocorra, de tentar outro meio de empreender. No entanto, os mais velhos têm mais experiência, uma bagagem que serve de base para que não se cometa erros, além de agirem com mais prudência.

De qualquer forma, o importante não é a idade, mas a maturidade com que se lida com esse momento. Ter cautela com suas atitudes e ter um bom planejamento pode ser a chave para que tudo dê certo.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn