Menos conectividade

A facilidade de comunicação com qualquer lugar do mundo é, sem dúvidas, um facilitador de negócios e relacionamento com pessoas de qualquer país. Mas nosso mundo hiperconectado não está mais tão fortemente ligado como estava no auge da globalização, em 2007, pouco antes do impacto da crise financeira. A informação foi divulgada pela Harvard Business Review e faz parte da conclusão do Índice de Conectividade Global da DHL recente.

Este índice leva em consideração fluxos de comercialização, capital, pessoas e informação para mostrar como nós, cidadãos do mundo, estamos interligados. Ele mede esses fluxos segundo duas dimensões: profundidade, que reflete o volume de atividade internacional, e extensão, que traduz sua distribuição geográfica. A publicação dá como exemplo o turismo nas Bahamas. Ele tem alto valor em profundidade, porque muitas pessoas viajam para lá, mas baixo em extensão, porque a maioria destas pessoas provém de um único país, os Estados Unidos.

brasil-ocupa-26-posicao-em-ranking-de-indice-global-de-conectividade-da-huawei--490871418

O índice, então, calcula a conectividade de cada nação, combinando profundidade e extensão, e também rastreia a conectividade em nível mundial. Ficou claro que exatamente a metade dos 26 países mais conectados vem se conectando menos desde 2007, muitas vezes de forma acentuada. A explicação, segundo o levantamento, está na crise financeira e na recessão, que provocaram uma queda vertiginosa nos fluxos comerciais. O capital tem se mantido totalmente estável, bem como o número de pessoas estudando ou trabalhando fora de seus países de origem.

Os fluxos de informação cresceram mais recentemente, mas partiram de uma base baixa. Mesmo atualmente, menos de 20% do tráfego da internet e menos de 5% das ligações telefônicas cruzam as fronteiras. No mundo todo, o volume dos fluxos tem sofrido rebotes desde a recessão, mas estes ganhos foram compensados pela contínua redução na distribuição geográfica.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn