Senior

Novos desafios para o profissional sênior

Quando chegam a uma determinada idade, profissionais maduros e experientes costumam pensar que não há mais tempo para questionar sua empregabilidade. Ainda mais com o recente cenário de crise no País, muitos acreditam que estar empregado é o bastante para se manter tranquilo.

De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu em torno de 11,8% neste início de ano e, deste número, mais de 13% possuem mais de 40 anos.

Segundo especialistas, há diversas possibilidades a partir desta faixa etária e existem muitos caminhos para voltar ao mercado de trabalho. Entre as opções estão buscar uma recolocação em empresas, dar aulas aproveitando toda a expertise adquirida ao longo dos anos, atuar como consultor autônomo, empreender em um novo negócio ou investir em uma nova carreira. Vale avaliar o histórico profissional, identificar a área que gostaria de atuar, as profissões que o mercado está absorvendo e até uma avaliação psicológica identificando anseios x habilidades.

Além disso, investir em capacitação nunca é demais e, por isso, ler, estudar e fazer cursos são fatores ótimos para o aprimoramento de um novo projeto. Outro ponto importante que deve receber atenção nesse momento é o networking.

E uma última dica dos consultores de RH: no caso de recolocação no mercado dentro da mesma área de atuação, reforce seu currículo, busque vagas que estejam dentro do seu perfil e cadastre nos sites das empresas afins. Refine-se ao máximo, considere a cultura da empresa, as políticas de contratação, o dress code e demais características que o ajudarão a ser contratado.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn