O “otimismo irracional” pode fazer bem para a sua carreira

Se fosse para escolher apenas um fator sem o qual você acredita que nenhuma pessoa poderia ser bem sucedida, qual seria? É comum pensar em fatores como capital, planejamento, uma grande ideia e até um mentor. Mas para o escritor americano Jeff Haden, a resposta mais apropriada é “otimismo irracional”.

Em um artigo para o LinkedIn, ele explica o porquê: para ter sucesso, você deve acreditar piamente, o que significa deixar para trás qualquer questionamento sobre si próprio, como não se sentir inteligente o suficiente, dedicado o suficiente, adaptável o suficiente. Ou simplesmente que, apesar de suas melhores intenções e esforços, você não terá sucesso.

imagem-otimismo

Ele explica que frequentemente outras pessoas, como família e amigos, tornarão a tarefa de acreditar mais difícil, lançando dúvidas aos projetos e ideais. E isso não é por mal ou desejo de ver o outro falhar, mas por preocupação. Raramente as pessoas vão dar apoio sem reservas ou observações que podem soar pessimistas, já que a maioria delas é bem melhor em identificar a apontar possíveis problemas. Para Haden, todos nós temos um lado “advogado do diabo” porque isso nos faz parecer mais espertos. E é por isso, segundo ele, que devemos ser “irracionalmente otimistas”. Não porque as probabilidades estão contra o sucesso, mas porque isso pode ajudar a ter sucesso em momentos que uma reserva de capital, planos de negócios e outros fatores não podem.

Em competições esportivas, por exemplo, apenas um indivíduo ou uma equipe poderão vencer, mas muitos outros grandes atletas, ainda assim, entram no jogo acreditando que vão ganhar. Afinal, se eles não acreditam, eles já perderam, certo? Pode até ser irracional, mas é também um pré-requisito para o sucesso. Atletas bem sucedidos colocam a descrença e o pessimismo de lado. E também profissionais bem sucedidos em qualquer outra área.

Se ouvimos os pessimistas, nunca vamos começar um negócio, ser promovidos, e nunca teremos sucesso. Embora nenhuma quantidade de auto-confiança seja suficiente para garantir o sucesso, a menor sombra de dúvida pode arruinar as chances.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn