Para estimular a inovação

Na reta final do ano, o trabalho parece até entrar em “modo automático” e fica difícil criar novas ideias. E novas ideias, você sabe, são a matéria-prima da inovação. Como o ritmo de produtividade não pode cair, reunimos quatro passos sugeridos pelo InfoMoney para inovar. E lembre-se: junte outras pessoas que podem ajudar você a criar e desenvolver novas ideias e busque por opiniões diferentes, até mesmo opostas, pois isso aumenta ainda mais as chances de que algo diferente e inovador surja como resultado.

Imagem: internet

1. Identifique o problema
Pense grande. O que você deseja resolver? Qual é a grande lacuna que sua ideia irá preencher de maneira brilhante e inovadora? Não se limite a tópicos que estão em sua área de conhecimento, arrisque o desconhecido e seja flexível.

2. Idealize
Pense em respostas conceituais para o grande problema. Não deixe suas ideias serem limitadas por aquilo que parece impossível de ser realizado. Coloque todas as respostas em post-its ou na lousa e comece a visualizar todas as possibilidades de resolução. Coloque ideias diferentes lado a lado para que o contraste produza novas ideias e assim por diante.

3. Divida em pequenos grupos
Se você tiver um número relativamente grande de pessoas, por exemplo, 10, divida esse grupo em equipes menores. A partir de então, vocês devem pensar em como transformar a inovação em realidade.

4. Espalhe as ideias
Depois de chegar a um consenso sobre o que vocês inovaram, divulgue suas ideias para que pessoas diferentes possam fazer críticas, sugestões e comentários e seu produto final seja ainda mais aprimorado.

E você, tem algum truque para estimular a inovação? Já tentou alguma destas dicas?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn