Universidade Columbia chega ao Rio de Janeiro

A Universidade Columbia, a mais antiga de Nova York e uma das mais importantes dos Estados Unidos, oficializou a abertura de um centro de estudos e pesquisas no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O Centro Global funcionará em instalações cedidas pela Associação Comercial do Rio, e promoverá o intercâmbio entre pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e americanos.

Universidade Columbia

A abertura do escritório é reflexo do fluxo crescente de brasileiros rumo à instituição: eles já representam 10% do total de calouros internacionais. Columbia tem a maior população de estudantes estrangeiros entre as importantes universidade dos Estados Unidos, com alunos do mundo todo. E a quantidade de brasileiros admitidos é uma confirmação da qualidade dos estudantes do país e também do alcance global da instituição..

Segundo o presidente da Universidade Columbia, Lee Carroll Bollinger, as pesquisas realizadas no Centro Global do Rio serão voltadas para temas de interesse do país e do mundo, como questões relacionadas à água, educação e planejamento urbano.

Eduardo Paes e o presidente da Universidade Columbia, Lee Bollinger.

O economista e diretor do Centro de Estudos Brasileiros da universidade, Thomas Trebat, é quem vai dirigir a unidade do Rio. Ele informou que, além de parcerias com universidades brasileiras em projetos específicos de pesquisa, o Centro Global promoverá seminários, eventos abertos e cursos de curta duração. A inauguração está prevista para novembro deste ano. Sobre a escolha do Rio, Trebat disse que é “a cidade brasileira mais globalizada”. “Estamos no coração do Brasil para poder servir o país inteiro.”

Universidades focadas no Brasil

Outras instituições de renome também estão atentas ao Brasil. A Universidade de Yale, que compõe a Ivy League, grupo constituído pelas oito instituições de maior prestígio científico nos Estados Unidos e no mundo, incluindo Columbia, está em busca de alunos brasileiros. As entrevistas presenciais com estudantes brasileiros já são uma rotina, assim como ocorre com outras escolas de negócios internacionais, como Harvard, Wharton e Pittsburgh. Esta última, inclusive, oferece turma de MBA executivo no Brasil e planeja um aumento de 30%, devido à demanda crescente pela iniciativa.

Uma das principais escolas de negócios do mundo, o International Institute Management Development (IMD), também abriu seu primeiro escritório em solo brasileiro, no Rio de Janeiro. Com o objetivo de conquistar uma diversidade cada vez maior de alunos, e também de reforçar sua atuação em mercados crescentes, o IMD vê o Brasil como um país que cada vez mais se torna um mercado globalizado e atraente para os negócios de executivos do mundo inteiro.

IMD

Ao se instalar no Brasil, o instituto pretende ficar mais próximo de seus clientes, como Vale Petrobrás, a fim de entender a real necessidade das companhias. O IMD também está em busca de um professor brasileiro para incorporar o corpo docente da escola, que hoje conta com mais de 100 professores de diversas nacionalidades.

As oportunidades não param de surgir, e o Brasil tem se tornado um país de investidores que procuram a ampliação de seus negócios. Acompanhe no Blog da MSA mais informações sobre o assunto.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn