É hora de descanso, mas você checa os e-mails pelo smartphone e não resiste a responder as mensagens de trabalho. Você não está sozinho. Seis em cada dez brasileiros costumam lidar com questões profissionais nas férias e nos dias de folga, recebendo e-mails ou ligações do escritório. O índice é parecido com a média global, que fica entre 50% e 60%, segundo estudo feito em 32 países (Valor Econômico).
No entanto, 36% dos brasileiros que participaram da pesquisa afirmam que seus empregadores esperam que eles estejam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Na média global, 40% deram essa resposta.
Mais da metade dos profissionais no Brasil (56%) acredita que é uma falha não responder e-mails ou atender telefonemas imediatamente. Porém, apenas 17% dizem atender ligações e responder e-mails durante as reuniões de negócios e 77% se incomodam com quem tem esse tipo de comportamento.
Os brasileiros são mais preocupados do que a média global em responder instantaneamente a um e-mail ou telefonema. No mundo, 40% acham um problema tardar em dar uma resposta por esses meios. Alguns países, no entanto, como China e Índia, têm índices bem acima do Brasil nesse quesito, 72%. Entre os pesquisados brasileiros, 23% disseram que o próprio empregador oferece a eles um smartphone com acesso aos e-mails do trabalho.