Trabalho em equipe exige conflito

Se só de pensar em conflito você sente calafrios, considere por um minuto o conceito de que um time forte com um alto grau de confiança exige que seus membros desafiem uns aos outros. Em um artigo do Leader’s Beacon, conta-se que um palestrante profissional da África do Sul, em uma de suas apresentações, usou uma ilustração de um grupo de leões para debater sobre o que podemos aprender a respeito de equipes de trabalho. E fez algumas observações:

  1. Estudos mostram que cerca de apenas 5% dos profissionais realmente entendem os objetivos que deveriam perseguir. Há uma grande chance, então, de que seu time não esteja puxando na mesma direção.
  2. Times fortes requerem indivíduos fortes. O palestrante sugere que cada “leão” tenha um trabalho a fazer – alguns protegem o território, alguns perseguem as presas para que outros as matem. Se algum membro da equipe age com fraqueza, isso automaticamente faz com que os outros membros atuem com desconfiança sobre por que os objetivos não estão sendo atingidos.
  3. A equipe deve se desafiar para que cada um tenha a confiança de que todos estão perseguindo o objetivo juntos.

Não havendo o desafio mútuo, pode até parecer que o trabalho em equipe anda bem. Na realidade, o time poderá gerar desconfiança e, então, o desempenho será prejudicado.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Precisa de ajuda?