O novo cenário global definitivamente está mudando o foco da responsabilidade social empresarial. Segundo a revista Fortune, em 2002, apenas 10 das 500 maiores multinacionais publicavam relatório de responsabilidade social. Hoje este número cresceu, e já são mais de oito mil empresas em todo o mundo comprometendo-se com as práricas de proteção ambiental, direitos humanos e padrões trabalhistas. Isto porque as companhias entenderam que, para atingir bons resultados, é preciso cuidar do social.
Uma pesquisa realizada recentemente mostra que 77% da população americana procura consumir produtos de empresas que se mostram socialmente responsáveis. E como contamos aqui no blog, 74% dos brasileiros estão dispostos a comprar produtos de empresas com programas sustentáveis (clique aqui para ler). Com esses dados podemos perceber que há uma forte tendência do próprio consumidor em buscar por produtos e serviços de empresas mais responsáveis e conscientes.
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Outra grande mudança é o papel da responsabilidade social empresarial (RSE) na atração e retenção de talentos. Em um estudo da Deloitte, realizada em 2011, 70% dos jovens de 18 a 26 anos disseram que o compromisso da empresa com a comunidade tinha influência sobre sua decisão de trabalhar nela.
Por tudo isso, as companhias estão mudando. Segundo Eric Orts, professor de Estudos Jurídicos e Ética Empresarial da Wharton University, para as empresas levarem RSE a sério, o conceito precisa ser integrado ao DNA dela. “O que nós realmente precisamos é repensar o real propósito do negócio,” conclui.