Como diria a sabedoria popular, a primeira impressão conta, e muito. Isto também se aplica ao universo corporativo, onde a psicologia da imagem vem sendo utilizada para buscar o equilíbrio entre aquilo que a pessoa é e a imagem que ela deve passar como profissional, em função do cargo e da companhia que representa.
A forma de se vestir no ambiente de trabalho é vital, uma vez que a primeira impressão é totalmente focada na imagem e na linguagem não verbal. De acordo com um artigo do Canal RH, especialistas de psicologia da imagem mensuram que nos primeiros 30 segundos de exposição, que são decisivos, a imagem é formada nesta proporção: 55% postura, 38% tom de voz e apenas 7% mensagem dita. Um profissional vestido de forma adequada ao seu ramo de atuação e à cultura e aos valores da organização em que está inserido demonstra respeito pela mesma, zelo pela atuação profissional e transmite segurança para os clientes.
O chamado dress code, ou código que define que roupa usar em determinadas situações, tem sido tão importante, que já existem empresas que focam seus negócios nesse segmento. Neste caso, o trabalho vai além de ensinar as pessoas a se vestirem adequadamente, e a proposta é ajudar empresas a solucionarem questões relativas à identidade visual e ao comportamento do pessoal, com a finalidade de transmitir profissionalismo. E as empresas começam a encarar o assunto com seriedade, afinal, toda corporação deseja transmitir uma boa imagem ao mercado, mas nem todas conhecem as ferramentas certas para isso.