A grande demanda de funções no trabalho faz com que o nível de estresse seja elevado, acarretando na perda de produtividade. Segundo pesquisa elaborada pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, o e-mail é o grande vilão do estresse no trabalho. Spams, newsletters e mensagens eletrônicas internas também contribuem para a saturação dos trabalhadores, que nem sempre criam um hábito de organizar todas essas informações assim que chegam no trabalho.
Os profissionais, em geral, afirmam que o número de informações que são gerenciadas por eles ao longo do dia é excessivo e que essas atribuições, tais como checar e-mail e etc, podem tomar até 30% do tempo do seu expediente. Com o advento do e-mail, entre outras tecnologias, o trabalhador se vê diante de um grande volume de informações, o que acaba tirando a atenção do que de fato deveria ser importante naquele momento.
Além disso, em determinadas vezes, o profissional acaba levando trabalho para casa, o que o desmotiva mais ainda para o trabalho. Algumas empresas oferecem treinamento especial para seus funcionários sobre como usar novas tecnologias para gerenciar de forma eficiente a informação, sobretudo, o mais importante é se manter atento, mas nunca desligar-se do seu trabalho principal.