Já reparou como ouvir “você é uma pessoa boa” é bem diferente de “você é uma pessoa boa demais”? As frases têm sentidos bem distintos, principalmente se forem ditas a você por pessoas relacionadas a seu ambiente profissional.
Ser considerada uma pessoa boa demais ou boazinha no ambiente agressivo mais formal do trabalho com frequência pode subentender que um profissional também é fraco, covarde, sem postura de liderança, entre outras características que ninguém gostaria de ter associadas à própria imagem.
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Então, como perceber que você está passando do bom para o bonzinho? A consultora Chrissy Scivicque dá algumas pistas:
Você evita confrontos a todo custo – Ser “bom” significa deixar o seu colega ter um dia ruim sem ficar confrontando tudo o que ele diz e faz. Você dá algum espaço para ele. Ser “bonzinho” significa relevar todas as falhas de comunicação e de postura profissional que seu colega lhe faz. Não mostrar a ele, de forma clara e direta, que sua postura está interrompendo o fluxo de seu trabalho. Deixar “pra lá” só por timidez ou para manter a paz.
Nunca expressar uma opinião contrária – Ser “bom” significa expressar de maneira educada e oportuna sua opinião divergente sobre algum tópico do trabalho, com o objetivo de somar esforços para chegar a melhores resultados. Ser “bonzinho” é não emitir a sua opinião quando contrária, aceitando o que a maioria está fazendo, tornando-se mais um na multidão. Se anular desta forma pode colocar você em situações difíceis.
Você dá crédito aos outros, mas não a você mesmo – Ser “bom” é dar os créditos aos outros, quando merecidos. Você é nobre em dizer o quanto os esforços de seus colegas o ajudaram a alcançar o sucesso, mas, ao mesmo tempo, ser capaz de enumerar os seus próprios esforços e se fazer reconhecido pelo que merece. Ser “bonzinho” é dar aos outros créditos por seus esforços, ou pior, deixar que eles o roubem. Ser humilde é muito diferente de deixar que outros ganhem em cima de seus méritos pelo seu trabalho.
As pessoas se aproveitam de você – Ser “bom” significa ajudar seus colegas de trabalho quando eles precisam, desde que não prejudique suas atividades, muito vezes sendo necessário dizer não a um pedido. Ser “muito bonzinho” significa sempre dizer sim (mesmo não podendo) e não estabelecendo limites para os pedidos de ajuda dos outros. Enquanto você acha que está sendo prestativo, seus colegas estão aprendendo a não lhe respeitar.
A solução – Se você acidentalmente deixou-se passar para o lado “bonzinho” da força, está na hora de retomar sua vida. Segundo Scivicque, tudo começa em reconhecer que você não tem que se dobrar a todos, todo o tempo, para se tornar útil e companheiro. Você quer ser uma boa pessoa, mas não um saco de pancadas.
Incrivelmente, as pessoas respeitam mais – e até procurar mais a companhia – quem se ergue e se mantém firme, porém flexível, em suas atitudes. Acredite: é possível ser assertivo, sem ser um monstro grosso e mal-humorado. Todos os relacionamentos e a carreira agradecem.