Mulheres no mercado de tecnologia

Mais um ponto para as mulheres no mundo corporativo. Embora na maioria dos países elas ainda fiquem abaixo dos homens em educação, salários e acesso à tecnologia, um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG) mostrou que pequenas e médias empresas fundadas por mulheres e ligadas à tecnologia possuem alto potencial de crescimento e estão entre as mais avançadas tecnicamente, inovadoras e bem sucedidas.

O estudo Ahead of the Curve: Lessons on Technology and Growth from Small Business Leaders (À Frente da Concorrência: Lições sobre Tecnologia e Crescimento das Pequenas Empresas Líderes) foi encomendada pela Microsoft. Ele avaliou cerca de quatro mil pequenas e médias empresas e revelou ainda que, em mercados emergentes, inclusive o Brasil, a receita das empresas fundadas por mulheres é, em média, 40% maior do que as criadas por homens.

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Outro levantamento sobre o tema, apresentado pela Women 2.0, uma empresa americana de mídia dedicada a mulheres do setor de tecnologia, confirma esta vantagem do sexo feminino. Segundo a organização, empresas de tecnologia de capital fechado conduzidas por mulheres são mais eficientes financeiramente, alcançando retorno sobre investimento 35% maior e, quando recebem aporte de capital, trazem ganhos 12% superiores em comparação às companhias que têm donos homens (Valor Econômico).

Tudo isso pode ser relacionado ao fato, entre outros, de que as mulheres apresentam maior inclinação a ter um website da empresa, páginas em mídias sociais e ofertas online, como lojas e portais de cliente. A diferença é ainda mais acentuada nos mercados emergentes.

Os dados revelados são importantes porque, em todo mundo, as pequenas e médias empresas desempenham um papel essencial na economia de seus países. Segundo os pesquisadores, elas atuam frequentemente como os principais impulsionadores do crescimento econômico e de empregos. No Brasil, elas são responsáveis por 40% do PIB e 53% da taxa de emprego.

Informações: Microsoft

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