Ao apertar o botão enviar, muito mais do que uma mensagem está indo em direção à caixa de mensagem do destinatário. Junto com palavras, estão as impressões – boas ou ruins – que você causa ao escrever seu email. Que tal prestar atenção a alguns detalhes importantes quanto à escrita, educação e o bom senso?
É fundamental que o profissional lembre que o e-mail corporativo representa também a própria empresa, portanto é imprescindível passar uma imagem de credibilidade e comprometimento. As regras de etiqueta empresarial vêm justamente para guiar esta relação entre o profissional e os diferentes destinatários do cotidiano.
1. E-mail corporativo só para trabalho
Com a facilidade e a variedade de sites que oferecem contas gratuitas de e-mails, é importante que o profissional preserve seus assuntos pessoais em contas como estas. Os endereços corporativos devem ser restritos aos assuntos da empresa, e o mau uso deles pode inclusive ocasionar demissão.
2. Diga sim à concisão
Muitas vezes, seu e-mail está disputando a atenção do destinatário, junto com outras dezenas de e-mails. Sendo assim, objetividade é a palavra-chave: diga o máximo com o mínimo possível de palavras, focando no essencial da conversa. E-mails claros e simples são mais eficazes: transmitem a mensagem e evitam o desperdício de tempo.
3. Como se despedir?
No ambiente corporativo, a comunicação profissional deve ser clara e sem abreviações. Cuidado com o vício de trocar “você” por “vc” e outras abreviações que podem ser evitadas. E como finalizar a mensagem? Segundo consultores, o “obrigado” é a forma mais indicada, deixando abraços para níveis maiores de intimidade. Ah, “beijos” somente para um círculo restrito de amizade.
4. Cuidado com o português
Se ficar na dúvida, recorra ao dicionário, mas não corra o risco de enviar um email com um erro grotesco de português. A sua capacidade de escrita também está sendo avaliada, inclusive como forma de expressar sua opinião. Nunca é demais lembrar que gírias e palavrões são banidos dos emails corporativos.
5. Enfeites no e-mail podem ir para a lixeira
Outro recurso que deve ser banido dos emails corporativos são os emoticons, bem como as variações de cores e fontes nas palavras. Esqueça ou corre o risco de ferir a credibilidade e o profissionalismo de sua mensagem.