Relacionamentos podem melhorar o desempenho

Um número cada vez maior de empresas busca, ainda que de forma pouco estruturada, criar ambientes propícios para que os funcionários interajam dentro e fora do ambiente de trabalho: eventos corporativos, equipes de trabalho multifuncionais, espaços de integração, diversão e relacionamento, participação em associações, serviços comunitários, voluntariado, etc. Do ponto de vista do indivíduo, estreitar laços com colegas requer tempo – talvez o recurso mais escasso na atualidade -, flexibilidade e dinheiro. Desta forma, antes de estabelecer uma rede de relacionamentos, é preciso avaliar qual será o benefício concreto que isso trará para o dia a dia.

Esta avaliação é importante particularmente para o executivo envolvido com vendas, cujo sucesso é determinado, em boa parte, pelo conjunto de pessoas de uma rede de relacionamentos e a forma pela qual são acionadas ao longo da vida profissional. A cada seis contatos incorporados à rede de contatos, as vendas anuais podem aumentar em até 48%. As redes tornam-se estratégicas quando os indivíduos são capazes de estruturar seus relacionamentos a fim de explorar os potenciais benefícios, que podem se concretizar por meio do acesso à informação diferenciada ou ao conhecimento e emprego de uma capacitação diversificada que permitam solucionar um problema do cliente.  

A sinergia da sobreposição de laços profissionais com amigos da empresa, assim como a diversidade de contatos, é crucial para o desempenho. Portanto, os executivos devem procurar participar ativamente de equipes multifuncionais e mesmo de eventos sociais e profissionais promovidos pela empresa. As empresas, por sua vez, devem buscar desenvolver atividades e incentivos que promovam o estabelecimento destas redes. Os efeitos da cooperação com outros membros da equipe ou mesmo da empresa podem oferecer benefícios que superam os custos de tempo e dinheiro de se manter uma rede de relacionamentos.  

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