O Brasil caiu seis posições no ranking de países com maior facilidade para fazer negócios, preparado pelo Banco Mundial. O relatório Doing Business 2012, que avalia 183 nações, colocou o Brasil na 126ª posição. Na edição anterior o país havia ficado em 120º.
O novo estudo engloba o período de junho de 2010 a maio de 2011 e aborda todo o ciclo de vida das empresas, desde a sua constituição até a resolução do processo de insolvência. As avaliações levam em conta dez indicadores específicos e se concentram especialmente no ambiente para médias empresas. Apesar da queda no ranking geral, o Banco Mundial destaca a melhora na área de obtenção de crédito no Brasil, na qual o país ocupa a 98ª posição. “O Brasil melhorou o sistema de informação de crédito, permitindo que agências privadas possam coletar e compartilhar informações positivas”, diz o relatório. O pior desempenho brasileiro foi registrado no quesito pagamento de impostos, área na qual o país aparece em 150º lugar.
Imagem: Reprodução
Considerando os países do Brics (bloco que reúne Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul), o Brasil só não perde para a Índia, que ficou em 132º lugar. A África do Sul aparece em 35º, a China, em 91º, e a Rússia, em 120º. Na América Latina, o melhor colocado é o Chile, que ocupa a 39ª posição. Peru é o 41º, Colômbia é o 42º e o México é o 53º. O melhor país para fazer negócios, segundo o Banco Mundial é Cingapura. Depois aparecem Hong Kong, Nova Zelândia, Estados Unidos, Dinamarca, Noruega, Reino Unido, Coreia do Sul, Islândia e Irlanda.
Fonte: Blog Finanças de Bolso