A responsabilidade é sua!

É relativamente comum observar o comportamento de líderes que quando as coisas estão indo bem na empresa assumem 100% da responsabilidade pelos resultados, mas que quando o cenário é negativo começam a colocar a responsabilidade ou a “culpa” de tal cenário na baixa performance da equipe comercial, no diretor financeiro que não aprovou uma verba de marketing, no governo, na economia, etc.

Imagem: internet

Um artigo no blog da Harvard Business Review lembra o clássico filme infantil, “Vida de Inseto”, em que a princesa e nova líder das formigas, confusa e com medo, começou a explicar que a culpa de um grande problema não era dela. A resposta que recebeu foi: “Princesa, aprenda a primeira regra da liderança: Tudo é culpa sua!”.  A fala definiu de maneira magistral a essência da liderança, que não necessariamente tem a ver com a palavra “culpa”, mas com responsabilidade. Na situação descrita acima, a princesa realmente não tinha “culpa” direta do que aconteceu, mas sendo a líder das formigas, qualquer ato praticado por um de seus “subordinados” está sob a sua responsabilidade e portanto a resposta dela não era aceitável.

O general da aeronáutica norte-americana disse certa vez que se ele fosse definir liderança em uma única palavra seria “responsabilidade”. Quando um líder assume total responsabilidade pelos resultados do grupo que lidera, sejam positivos ou negativos, ele automaticamente envia uma mensagem para os seus subordinados de que todos estão no mesmo barco e que aconteça o que acontecer eles podem confiar que aquele líder será o último a abandonar aquele barco. Independentemente do seu cargo, assumindo a responsabilidade de ajudar a resolver problemas em uma corporação mesmo em casos em que claramente você não teve participação direta ou indireta naquela situação é o primeiro passo para desenvolver uma verdadeira trajetória de liderança.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn