Na época das eleições, uma novidade vem a calhar. Em um universo em que a informação é poder, a verdade pode ser um bem valioso, especialmente quando se trata de política. O TruthMarket é uma plataforma em que os usuários podem pagar para outros encontrarem evidências a favor ou contra declarações não verificadas de figuras públicas e proeminentes.
Usuários conectados no site podem questionar declarações vigentes – que atualmente variam de argumentos específicos, como o verdadeiro local de nascimento do presidente Obama, até questões mais amplas, em torno das causas da mudança climática – e apoiar aquelas que acreditam merecer permanência.
Imagem: Internet
É possível ainda instaurar uma campanha para apoiar uma declaração verdadeira (TS ou true statement, em inglês) sob ataque ou para dissipar uma falsa declaração (BS ou “bogus statement”, em inglês) sendo vendida como verdade por uma figura pública.
Uma meta de financiamento é estabelecida e os apoiadores da campanha podem contribuir com uma parcela da recompensa para instigar outras pessoas a contestarem sua posição com provas verificáveis. Quando a meta é alcançada, os detratores têm um tempo limitado para encontrar provas de que a campanha está errada. Se conseguirem, levam a recompensa, caso contrário, 20% do prêmio é entregue ao criador da campanha, enquanto os 80% restantes são distribuídos entre os patrocinadores.
Embora talvez não consiga resolver todas as disputas, o TruthMarket recompensa aqueles que trabalham do lado da verdade e oferece uma forma dos outros financiarem campanhas embasando sua opinão com fatos. De que outra forma as pessoas poderiam ser encorajadas a se educar antes de decidirem sua posição em uma discussão?
Fonte: Endeavor