Você já pensou em fazer uma pós-graduação? Sem dúvida, este tipo de curso acrescenta muito ao profissional, já que o aprofundamento em uma área específica faz toda diferença até mesmo na hora de uma entrevista, por exemplo. Entre os pontos positivos, a Cnpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) refere-se à pós-graduação como o motor para o crescimento da pesquisa brasileira.
Há quem diga que o melhor momento para ingressar em uma pós é logo ao término da graduação, entretanto, algumas pesquisas já falam a respeito de que a melhor idade seria em torno dos 35 anos. O motivo é de que, neste momento, a pessoa já está mais capacitada, tanto financeiramente quanto profissionalmente, e nesta idade já está mais direcionada com a área que pretende se aprofundar.
Imagem: internet
Os cursos de pós-graduação se dividem em duas categorias: lato sensu, na qual se enquadram os cursos de especialização e boa parte dos MBAs ofertados no Brasil, e stricto sensu, que são os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado (PhD). A maior diferença entre estes cursos são referentes à carga horária, nível de produção de conhecimento e exigências pertinentes a cada um.
- Lato Sensu: Especialização e MBA
- Stricto Sensu: Mestrado acadêmico (Voltado à qualificação de professores universitários, tem como objetivo estimular a pesquisa acadêmica), Mestrado Profissional (É destinado a profissionais que estão no mercado de trabalho e querem aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área, conciliando-os à sua atividade profissional), Doutorado.
Escolha o melhor para sua carreira!