Muito se fala sobre as diferenças entre as gerações, mas como elas se aplicam no dia a dia corporativo? E qual o grupo predominante dentro das organizações? Estatísticas apontam a geração Y como a mais representativa no mercado de trabalho, com especial atenção à parcela feminina. As mulheres da geração Y (nascidas entre 1980 e 1995) estão em constante ascensão e têm promovido uma intensa mudança de comportamento e expectativas sobre a carreira.
Uma pesquisa global recente chamada “The female millennial – A new era of talent” apontou que a confiança é algo bastante característico desta geração – elas de fato estão investindo no aprimoramento de suas habilidades, como cursos de capacitação e desenvolvimento. São ainda características comuns: alta escolaridade, ambição e objetivos claros em relação à carreira. No entanto, o estudo revela que 71% das entrevistadas não sentem que as oportunidades são realmente iguais para todos.
Estas mulheres, de acordo com outro levantamento, realizado por um instituto de pesquisa americano, estão obtendo ganhos rápidos no trabalho e na sala de aula. As americanas, grupo estudado pelo órgão, estão não apenas graduando-se em universidades em um ritmo muito mais rápido que suas avós, mas também estão ultrapassando os homens em diplomas de bacharelado.
O instituto analisou dados da mais recente pesquisa de população dos EUA e descobriu que cerca de 27% das mulheres da Geração Y possuem ao menos um diploma de bacharelado. Entre os homens da mesma geração, o número é de 21%.
,
______________________________________________________________________________________
A MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!