Com a chegada das festas de fim de ano e o início de janeiro, muitos profissionais aproveitam a diminuição no ritmo de trabalho para tirar alguns dias de folga. Em caso de ausência do escritório, vale lembrar que algumas “regras de etiqueta” devem ser seguidas, para não deixar nenhum cliente, colega de trabalho ou parceiro de negócio sem resposta nesse período. Os aplicativos de e-mail costumam ter uma ferramenta que permite deixar um “aviso de ausência temporária”. Lembre-se de ativá-la ao sair de férias, disponibilizando as informações abaixo.
– Datas da ausência: Deixe claro qual será o período da ausência a todos que tentarem contato. Isso ajuda as pessoas a decidir o que fazer: esperar o seu retorno ou entrar em contato com outro profissional da empresa.
– Razão da ausência: O afastamento deu-se por lazer ou compromissos profissionais? Em caso de viagens de negócios, o profissional deve ficar em contato com o escritório e checar seus e-mails, mesmo que com intervalos de tempo maiores. Mas, ao deixar claro no “aviso de ausência” que se trata de férias, é um sinal de que as mensagens não serão respondidas tão cedo.
– Quem contatar: Deixe o nome, junto com um número de telefone e um endereço de e-mail, de quem pode ser acionado na sua ausência. Isso facilitará a vida de quem tentar contato durante as suas férias.