Brasil foi um dos que mais contratou em 2012

Apesar da latente falta de qualificação da mão de obra local, anunciada pelo mercado, as empresas brasileiras estão contratando como nunca. O Brasil foi o quinto país que mais contratou novos profissionais no ano passado, segundo uma pesquisa britânica. O estudo apontou que 42% das empresas brasileiras abriram novas vagas em 2012, o melhor resultado desde 2009, quando o país ficou em segundo no ranking. Em 2011, o Brasil havia ficado em 150, com índice de contratação de 40%.

Imagem: internet

No ranking global, que avaliou 12.500 companhias privadas de 44 países – cerca de 280 empresas de cada nação -, o Brasil ficou com o quinto maior nível de contratação do período, atrás apenas de Índia (62%), Turquia (60%), Peru (57%) e Chile (43%). Na outra ponta da tabela, os países com menor índice de contratação foram Grécia, Espanha e Irlanda, todas economias que sofrem com os efeitos da crise na Zona do Euro.

Os grupos que mais contrataram foram os países da América Latina, com média de 35%, e os do BRIC (sigla formada por Brasil, Rússia, China e Índia), com 31%. Quem menos recrutou foram as empresas da zona do euro, com 14%. A exceção ficou com a Alemanha, onde 36% das companhias relataram ter contratado funcionários nos últimos 12 meses.

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn