CONHEÇA NOSSO BLOG
22Jun
MSArh_COVID19-MercadoTrabalho

COVID 19 e as novas exigências do mercado de trabalho

Compartilhe!

Chegando ao final do terceiro mês de “Quarentena” em função do risco de  contágio do COVID 19 no Brasil, podemos contabilizar muitas incertezas e perdas, mas também muitas descobertas e aprendizado especialmente para o mercado de trabalho.

Com a necessidade de respeitar ao máximo o afastamento social recomendado pelo Ministério da Saúde, OMS e demais órgãos competentes, o mundo do trabalho precisou se reinventar. A maior parte da indústria viu o mercado desaquecer e a produção reduzir. Muitos dos pequenos negócios não resistiram e as empresas de varejo de todos os tamanhos precisaram migrar para vendas on-line para manter suas atividades. Foi preciso priorizar estratégias, apostar nas relações virtuais e definir o que de fato é imprescindível funcionar presencialmente e aquilo que é possível se produzir de maneira remota. Relações trabalhistas precisaram se flexibilizar através de concessões na CLT e da negociação do contrato entre empregados e organizações. As dinâmicas de trabalho precisaram se adaptar àquilo que era possível para a sobrevivência dos negócios.

Todo esse cenário tem impulsionado uma grande transformação digital na sociedade, propiciando vantagem às organizações e profissionais que estejam alinhados a esse movimento.

Algumas empresas que, por uma questão cultural ou pela própria natureza de sua atividade, já estavam mais preparadas para uma realidade digital e fizeram a “virada de chave” mais rápido. Estas, migraram para a atividade remota contando com ferramentas on-line que já faziam parte da sua rotina. Com isso, garantiram a manutenção da produtividade da equipe. Outras empresas, no entanto, levaram mais tempo ou ainda não conseguiram se reinventar por completo, frente a essa nova demanda.

Adaptadas ou não, o que as empresas precisam ter em mente é que ainda que o contexto vivido atualmente não seja uma condição permanente, o conhecimento e as habilidades desenvolvidas durante o período de crise são aquisições que podem mudar o mercado de trabalho de forma irreversível. O trabalho no modelo remoto ou em Home Office parece ser uma nova realidade para muitas organizações e se mostra a mais adequada àquilo que os sociólogos têm chamado de “o novo normal”.

E como isso impacta em exigências aos profissionais no mercado de trabalho?

Como em todo processo de transformação das organizações, a área de Recursos Humanos é convocada a atuar nos inúmeros aspectos que envolvem as pessoas na adaptação a esse novo modelo. Muitas vezes cabe a ela direcionar as equipes na busca de estratégias para lidar com a ansiedade provocada pelo próprio isolamento social e com toda apreensão frente a uma pandemia que está longe de ser solucionada. Apoiar líderes e liderados inseguros por não estarem mais conduzindo seus processos lado a lado e, acima de tudo, lidar com o despreparo de boa parte dos profissionais que enfrentam esse modelo de trabalho pela primeira vez.

Nesse momento é importante buscar formas de apoiar o desenvolvimento de colaboradores que estão com dificuldade de adaptação ao trabalho remoto e todas as exigências que ele traz. Além disso, reconhecer que com a escassez de oportunidades de trabalho haverá uma seleção natural dos profissionais mais prontos para essa nova realidade.

A tendência é que a área de Recursos Humanos seja cada vez mais exigida pela identificação de profissionais dentro de um novo perfil, onde determinadas competências se destacam. Competências que vão muito além da habilidade ou conhecimento de recursos tecnológicos ou ferramentas para o trabalho virtual. São caraterísticas ligadas à autonomia e maturidade profissional. O profissional agora precisará demonstrar grande capacidade de autogestão, boa comunicação, equilíbrio emocional e abertura para a inovação. Ele deve assumir a gestão de sua carreira e buscar autodesenvolvimento e autoria na própria motivação.

De fato, o perfil do “profissional do futuro” já vinha sendo desenhado há algum tempo, mas o contexto imposto pela pandemia do COVID 19 acelerou essa transformação no mercado de trabalho. Os profissionais que conseguirem responder rapidamente a esse novo perfil certamente ficarão em destaque e terão maiores chances de garantir o seu espaço nesse novo mercado.

Se você busca uma nova oportunidade profissional conheça as vagas que estamos trabalhando.

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros.