Cientista De Dados

Esta é a profissão mais promissora do momento

Quem vai escolher hoje qual carreira seguir com certeza se depara com possibilidades bem diferentes das disponíveis alguns anos atrás. Com novas tecnologias e novas demandas, o mercado de trabalho muda rápido e profissões diferentes se destacam nas projeções dos especialistas.
O Fórum Econômico Mundial elegeu as carreiras mais relevantes para o mercado até 2020 e uma delas chamou a atenção por ser ainda pouco conhecida e por estar ganhando mais espaço e visibilidade no cenário atual. A profissão em questão é a de cientista de dados, que tem se mostrado cada dia mais importante, justamente por causa da evolução das tecnologias, que permitem um maior acúmulo de coleta e análise de dados.
Segundo uma reportagem do InfoMoney sobre o ranking divulgado, as possibilidades de atuação para o cientista de dados podem ser encontradas em diferentes setores, como finanças, educação, saúde, agricultura, indústria e até geologia. O mercado é amplo porque qualquer empresa que gere dados pode contratar um profissional para analisá-los e tomar decisões com base em informações.
Estes profissionais são – na maioria – formados em estatística, matemática ou ciências da computação e possuem capacidade analítica para identificar informações de valor e fazer previsões de situações com base em ferramentas de Big Data. É preciso saber programação, criar modelos estatísticos e ter domínio apropriado de negócios.
O problema é que falta gente qualificada no mercado. Uma explicação para isso é o reduzido número de alunos nos cursos de estatística e a falta de informações sobre o campo de atuação desse profissional. Para quem busca uma especialização de olho em um futuro próximo, a profissão é apontada como a que tem as melhores oportunidades de carreira.
.
______________________________________________________________________________________
MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn