Liderança de mulheres ainda é tímida

Um debate realizado em maio, em São Paulo, baseou-se no livro “Faça acontecer: Mulheres, trabalho e vontade de liderar”, da americana Sheryl Sandberg, para abordar o tema dos desafios das lideranças femininas e a desigualdade de gênero. Segundo os especialistas participantes, desde 2002 a quantidade de cargos de liderança ocupados por mulheres não cresce.

Nos cargos parlamentares, somente 13% são mulheres, e em cargos de diretoria executiva ou em conselhos de administração, apenas 15%. A lista de obstáculos para elas no ambiente corporativo não é pequena. Ela inclui itens como machismo, assédio sexual, insegurança de pedir flexibilidade no horário de trabalho, negociar o próprio salário, assumir responsabilidades e o medo de se impor entre os homens.

G

No Brasil, os avanços para a igualdade de gêneros nas empresas são tímidos, de acordo com os participantes. A sociedade ainda é muito excludente e a falta de educação social faze parte dos impasses para enfrentar, refletir e evoluir sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho.

Para a sócia do escritório de advocacia norte-americano Ropes & Gray, Colleen Conry, a justiça no trabalho deve ser construída gradativamente e a mulher deve se encorajar e assumir a responsabilidade. Além disso, não se deve tratar o assunto como uma proposta de luta, mas sim um engajamento tanto da mulher como do homem, um entrosamento de ambos, visando a evolução de pensamento para o progresso de um meio corporativo igualitário, livre de estereótipos.

Informações: Revista Melhor

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn