Global Ideas And Innovation Concept On Blackboard

O Brasil em rede global de inovação

A pouca conexão com o mundo real é um desafio enfrentado por universidades de todo o mundo. Como preparar futuros profissionais dentro de um ambiente acadêmico, mas sem deixar de lado as demandas do setor produtivo? Para criar experiências práticas de aprendizagem, a Universidade de Aalto, na Finlândia, decidiu apostar no trabalho colaborativo entre empresas e grupos de pesquisa. Com bons resultados nessa empreitada, a finlandesa expandiu o seu modelo e deu início a uma rede internacional que já reúne universidades em Portugal, Suíça, Estados Unidos, Austrália, Chile e Colômbia. Agora, o Brasil também ganha um representante no time, com a entrada da USP (Universidade de São Paulo) na Design Factory Global Network.
Um artigo do portal Porvir conta que, em parceria oficializada em junho, o InovaLab@POLI, da Escola Politécnica da USP, passa a fazer parte da rede global de laboratórios universitários com foco em ensino de inovação e empreendedorismo. A ideia é estimular o trabalho conjunto entre o ensino superior, centros de pesquisa e empresas, contando ainda com a possibilidade de compartilhar experiências com instituições de cinco continentes.
Além de estreitar os laços com o setor produtivo e estimular a interdisciplinaridade, a nova parceria irá permitir que os alunos brasileiros possam desenvolver atividades com a participação de universitários e pesquisadores de diversos países. Como exemplo concreto está um hackathon (espécie de maratona de programação) anual da rede, que ocorre simultaneamente em várias universidades e aproveita a diferença de fuso horário para as equipes se revezarem em turnos de trabalho. Apesar da distância geográfica, diversidade de culturas e idiomas, os grupos precisam aprender a trabalhar juntos para criar projetos inovadores.
O programa serve como um caminho para aplicar pesquisa e conhecimento prático, já que os alunos desenvolvem projetos para atender às demandas de empresas reais. O sistema educacional se baseia fortemente em cooperação, e isso se aplica também na pesquisa. Aprendizado mútuo entre atores de diferentes países é benéfico para todos.
.
______________________________________________________________________________________
MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn