Redes sociais vão substituir o currículo?

Muito se fala sobre uma possível tendência das redes sociais virem a substituir os currículos tradicionais no futuro. De acordo com a Você RH, em uma pesquisa recente, os executivos de recursos humanos brasileiros são os que mais acreditam nesta tendência. Para 34% deles, é muito provável que redes como o LinkedIn e o Facebook tomem o lugar dos currículos, enquanto 42% consideram a substituição pouco provável. A Holanda vem logo em seguida do Brasil: lá, três em cada dez executivos de RH apostam na mudança do CV tradicional para as redes sociais, enquanto 50% acham pouco provável.

Quando questionados sobre a eficiência das redes sociais como ferramentas de recrutamento, 54% dos brasileiros acreditam no potencial delas. Neste quesito, a liderança fica por conta dos executivos da China (64%) e de Cingapura (56%). Os da Alemanha (67%) são os que menos consideram as redes sociais eficientes no recrutamento, seguidos pelos da Bélgica (63%).

No Brasil, o principal uso das redes sociais no processo de recrutamento se dá na verificação de referências de potenciais candidatos, conforme relatado por 25% dos RHs brasileiros. O uso das redes também foi considerado válido para os pesquisados na comunicação com candidatos (24%) e na seleção de profissionais (21%). Na média global, as redes sociais são consideradas muito úteis na seleção e na comunicação com candidatos, segundo 26% dos executivos.

E para você, redes como o LikedIn e o Facebook podem vir a substituir os currículos tradicionais? Comente!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn