Retomada da confiança

Em janeiro, o índice de confiança dos empresários, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV indicou que o mercado começa a reagir positivamente em relação à crise. Cinco dos seis indicadores que medem as expectativas em diferentes setores da economia voltaram a crescer, comparativamente com o final do ano passado (embora ainda estejam em um patamar muito baixo). Em outras palavras, o empresariado começa a ver uma luz no fim do túnel – e talvez o pior da crise tenha de fato ficado para trás.

c_94_94_600

O maior índice de retomada na confiança foi visto na indústria. Ele avançou 2,6% em relação a dezembro, para os empresários so setor, atingindo 78 pontos. Mas crescimentos parecidos foram registrados também em outros setores, como nos serviços (2,8% de alta), no comércio (6,4%), no consumidor (2,5%) e no emprego (5,4%). O único setor que não se mostra um pouco mais confiante neste início de ano é o da construção civil. Veja no gráfico abaixo:

graf

Fonte: Folha de S. Paulo

Mas o que será que estes resultados positivos significam de fato? Os especialistas ouvidos pela Folha de S. Paulo são conservadores em suas opiniões. Para eles, pode ser que tenhamos atingido o piso desses indicadores no final do ano passado e que seja cedo para crer em reversão sustentável. Eles acreditam que a queda dos índices de confiança podem significar não que a economia tenha melhorado, mas que a atividade pode já ter atingido o pior nível possível.

De qualquer forma, não há dúvidas de que ainda temos um longo caminho pela frente para retomarmos o crescimento da economia, porém é importante dar o primeiro passo e, principalmente, interromper a trajetória de queda da confiança. Na sua opinião, o pior já passou?

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn