Muitas empresas têm o objetivo de atrair os profissionais mais jovens para seu quadro de funcionários, muitas vezes por sua energia para fazer acontecer, certo? Mas será que os líderes e departamentos de RH entendem bem as diferenças entre profissionais com muita ou pouca experiência? A Você RH divulgou algumas peculiaridades sobre os jovens da Geração Y, em relação à forma de buscar emprego, que realmente é diferente dos trabalhadores de outras gerações. A companhia que entender isso (e aplicar o conhecimento na estratégia de recrutamento) levará vantagem sobre as demais.
Em uma média de horas gastas estudando sobre o posível empregador, a atual geração gasta cerca de 12,4 horas pesquisando sobre a empresa antes de se candidatar a uma vaga, diferente das outras gerações, que em média gastavam 25,9. Por outro lado, a atual geração se inscreve para o mesmo número de oportunidades que as outras gerações.
Outro ponto é o fato de que 29% dos jovens acreditam nas informações divulgadas sobre as empresas nas redes sociais. Os jovens usam mais o celular para aprender sobre o possível empregador – 19% da atual geração, contra 12% das outras – mas poucas companhias têm sites que funcionam nesses aparelhos. Apenas cerca de 33% das empresas possuem uma versão mobile de seus sites.
Na hora de dar o “sim”, os jovens preferem empresas que oferecem benefícios para sua carreira e desenvolvimento próprio. Coisas como ética e trabalho em equipe ficam de fora. Os atributos mais valorizados pelos jovens são as oportunidades de carreira futura (11%) e de desenvolvimento (6%), e os menos valorizados são previdência privada (6%) e compensação (5%).
.
______________________________________________________________________________________
A MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!