O que seria de nós sem nossos relacionamentos? Convivemos com as pessoas de várias formas e a todo o momento. Somos vizinhos, companheiros, pais, filhos, subordinados, chefes, amigos, etc. Por mais tímido e reservado que você seja, relaciona-se com os outros. Por isso, a construção de relações verdadeiras e sinceras é uma importante arte em nossas vidas, a ser desenvolvida e trabalhada.
Conseguir viver harmonicamente com as pessoas permite que se construa uma preciosa rede de conexões, que lhe proporcionará muitos benefícios. Sabe aquele seu amigo que pode lhe dar a carona que salvará o seu encontro, ou aquele seu ex-chefe que pode lhe indicar para uma vaga de seu interesse?
Cultivar relações verdadeiras requer, porém, dedicação e empenho. É uma via de duas mãos, e você deve sempre estar ciente da importância do seu papel em manter a conexão aberta e funcional. Tempo, energia e esforços são empenhados para que essa ponte seja construída.
O nível de suas amizades e relacionamentos influencia diretamente a qualidade de seu networking. Portanto, não deixe de prestar atenção nos valores éticos e de vida que permeiam o seu convívio com o outro.
Arnold Sanow e Sandra Strauss, autores do livro “Get Along with Anyone, Anytime, Anywhere” (“Convivendo com qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar”, em tradução livre), criaram um check list para você saber como anda o seu empenho na construção e manutenção de suas relações:
- Está em sua lista de prioridade fazer bons contatos diariamente?
- Suas ações e palavras normalmente são receptivas?
- Quando em face de um problema, você procura uma solução que trará maiores chances de agradar mais a todos?
- Você assume seus erros e falhas e procura corrigi-los?
- Você monitora, constantemente, o que é importante para as pessoas, nos diversos campos que possui influência, e trabalha maneiras para suprir essas necessidades?
- As pessoas podem contar com você? Você cumpre o que promete?
- As pessoas mais próximas sabem o quanto você as estima e o quanto você as considera importantes? Caso tenha respondido sim, por que você está certo disso? Caso tenha ficado em dúvida, o que pode fazer para demonstrar a eles o quanto eles são importantes para você?
- Seus parceiros e colaboradores no trabalho sabem o quanto você os admira e reconhece seus talentos? De que forma você demonstra a eles seu apreço por trabalhar com eles?
- Quando você se desentende com alguém, você procura maneiras de restaurar a relação e reconstruir a confiança mútua na parceria?
- Você guarda rancor ou ressentimento em relação a alguém? Se sim, isso tem sido prejudicial para você? Por quanto tempo mais quer ficar preso a essa experiência? Por que não consegue esquecer a situação?
- Você percebe alguma conexão que não consegue fazer o seu melhor por ela? Como você gostaria de melhorá-la?
- Você desenvolveu alguma maneira de dar um toque de exclusividade nas suas relações de trabalho? Como você trabalha para agregar valor às suas parcerias e amizades?
Que tal responder a estas questões e ver como anda sua capacidade de se relacionar?
.
______________________________________________________________________________________
A MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!