É tudo política

Se você costuma dizer que não gosta ou não se interessa por política, é melhor repensar. Ela faz parte das relações pessoais e, principalmente, do meio corporativo. Trata-se de uma questão de sobrevivência e pode influenciar no andamento dos negócios, seu sucesso ou seu fracasso.

Normalmente associada à manipulação e comportamentos negativos, a política não significa a falta de ética e a busca de vantagens a qualquer preço. Pelo contrário, ela fará parte da vida de qualquer pessoa, de uma forma ou de outra, ainda mais no ambiente profissional. Segundo artigo da Harvard Business Review (HBR), o livro The Hidden Language of Business (A Linguagem Secreta dos Negócios, em tradução livre), de Margaret Morford, trata do assunto. A autora mostra o quanto a política e o poder atuam nas empresas.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Como organização dinâmica, uma companhia está em constante evolução e todos nela procuram gerenciar suas agendas, metas e carreiras da forma mais eficiente possível. E grande parte das demissões se dá, não por questões de competência, mas por falta de habilidade política e comportamento conflitante com a cultura da empresa.

Essas características são sim importantes. Por mais que todos saibam que a política seja essencial nas empresas, poucos tratam do assunto. Mas a verdade é que quanto maior o cargo exercido, mais diplomático é preciso ser. Habilidade política, inteligência emocional e social são, então, de suma importância. E isso é capaz de inspirar pessoas.

De acordo com o artigo da HBR, um gestor precisa entender que em uma empresa existem alianças e animosidades entre as pessoas. Não cabe a ele se envolver em conflitos, mas, ao conhecer melhor cada área da companhia e como as pessoas se relacionam, o executivo poderá desenvolver empatia e se comunicar com os interlocutores de cada uma dessas áreas, criar vínculos profissionais e canais de comunicação mais eficientes.

Política é bem diferente de politicagem. Esta última é relacionada a interesses pessoais e soluções a curto prazo. Já a política constrói pontes estratégicas em prol do alcance de metas. Trata-se de manter relacionamentos e, ao mesmo tempo, conseguir resultados sólidos. E então, você faz política?

 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn