Embora seja fundamental uma boa apresentação, com roupas apropriadas, interação com o entrevistador e postura profissional, nem sempre é possível contar com as ferramentas visuais. Em muitos casos, é preciso conversar por telefone, o que pede alguns detalhes importantes para causar uma boa impressão.
Em geral, a entrevista por telefone é utilizada como uma triagem inicial, para uma checagem dos requisitos básicos da vaga, além de confirmar alguns dados do currículo do candidato. Se for aprovado, o profissional então deve seguir com o processo, geralmente com entrevistas presenciais.
Como se preparar
Assim como para uma entrevista presencial, o candidato também deve ser pontual no horário acertado para o telefonema, buscando um local sem ruídos e sem correr o risco de ser interrompido. É preciso reservar tempo para a entrevista, que pode levar até 1 hora. Se não estiver perto de um telefone fixo, certifique-se de que o celular esteja com sinal no local. Outro ponto importante é a informação – é preciso mostrar que está ciente do cargo pretendido e do posicionamento da empresa, dominando os assuntos abordados. Com concentração, é possível driblar o estresse e se sair muito bem em entrevistas assim.
Principais cuidados
É preciso construir uma imagem sua para o entrevistador, por isso é importante passar segurança e credibilidade pela voz. Saber ouvir também e aguardar a vez de falar também são fundamentais para o sucesso na entrevista. Escute, reflita e responda, de forma calma e clara.
E se houver ruídos inesperados? Sim, ainda que o candidato tenha tomado cuidados básicos para uma entrevista por telefone, imprevistos acontecem. Neste caso, avise o entrevistador ou até dê uma segunda opção de número de telefone, caso a ligação seja interrompida.
Com certa precaução e tranquilidade, o profissional tem mais chances de passar na entrevista por telefone e seguir no processo seletivo para a vaga pretendida.