Espírito empreendedor: quem tem mais?

Para você, profissionais mais jovens são mais empreendedores? Isso não é o que reflete uma pesquisa mundial realizada recentemente, que aponta que 41% dos empregados da Geração X (definida entre 30-49 anos) e 45% dos “Baby Boomers” (entre 50-69 anos) se consideram empreendedores. Na geração Y (de 18-29 anos) esse índice foi de 32%.

Enquanto os trabalhadores mais jovens tendem a ser atraídos para start-ups (empresas iniciantes de base tecnológica) e pequenas empresas a fim de ter mais liberdade criativa e capacidade de tomar decisões, o estudo demonstrou que o conceito de intra-empreendedorismo está vivo em gerações mais velhas de trabalhadores. O intra-empreendedor é uma pessoa dentro de uma corporação que assume a responsabilidade direta para transformar uma ideia em um produto acabado e lucrativo por meio da tomada de risco e inovação.

Imagem: internet

A internet criou oportunidades empresariais únicas, não apenas para a geração Y, mas para todas gerações de trabalhadores. Além disso, não se vêem as mesmas barreiras de entrada para começar um novo negócio como se viam 10 anos atrás. Todo mundo tem a tecnologia para se conectar e, agora, tudo o que você precisa é de uma ideia inovadora e um site para criar uma start-up.

A pesquisa revelou que o espírito empreendedor reside em todos nós e em todas as gerações dos trabalhadores. Seja um direto resultado da situação econômica atual do mundo ou uma vontade independente de uma pessoa, estamos vendo mais e mais pessoas em todas gerações iniciar seus próprios negócios como alternativas aos tradicionais empregos ou carreiras. Estratégias de retenção do empregador poderiam beneficiar da criação de ambientes que estimulem a cultura intra-empreendedora e oportunidades para os trabalhadores.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn