Muito se discute sobre atração e retenção de talentos, mas a dúvida que permanece é: o que fazer para agradar aos colaboradores? Além do simples salário, uma série de benefícios percebidos pelos profissionais é fator definitivo para a satisfação deles no trabalho. Por outro lado, as empresas esperam, como contrapartida, comprometimento e resultados de seus funcionários. Estas trocas e expectativas mútuas são definidas pelo que o mercado vem chamando de EVP – Employee Value Proposition, ou, no bom português, Proposta de Valor para o Empregado.
Esta proposta é representada pela soma do que os profissionais experimentam enquanto funcionários de uma companhia, em troca de sua dedicação. Isto envolve a compensação financeira e benefícios, o relacionamento com os colegas e superiores, o ambiente físico, valores e muito mais. Para identificar o EVP de uma empresa, deve-se avaliar os motivos pelos quais pessoas talentosas optam por trabalhar – e continuar trabalhando – nela.
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O conceito de EVP segue o modelo de busca de valorização pelo cliente. Neste caso, a busca é pela reputação da organização a partir do julgamento do colaborador. E, quanto maior o valor percebido na empresa pelo colaborador, maior a capacidade de atração, engajamento e, conseqüentemente, retenção de talentos. As maiores companhias já estão focadas em trabalhar de forma concisa em seus projetos de EVP, o que tem colocado o assunto em pauta no mercado.
Um problema recorrente em muitas organizações, quando se trata de EVP, é o fato de que elas trabalham a marca para que sejam diferenciadas da concorrência, mas esta “embalagem” não reflete exatamente a realidade da empresa. Um bom trabalho neste sentido permite que a companhia destaque-se das outras e atraia bons profissionais, que se juntam a ela tentados pela marca, e sem que se decepcionem quando experimentam a realidade.
Um EVP efetivo pode trazer muitos benefícios. De acordo com uma pesquisa americana, realizada pelo “Corporate Leadership Council”, os resultados deste trabalho incluem um aumento de até 29% no comprometimento de um novo contratado e o aumento da probabilidade dos colaboradores agirem como defensores da marca em uma média de 24% a 47%. Além disso, um EVP eficaz permite que organizações tenham contato mais profundo com o mercado de trabalho, aumentando o acesso a candidatos passivos, ou seja, que não estão em busca de um emprego no momento. Isto é importante para organizações que querem garantir os melhores talentos em um mercado cada vez mais difícil.