Executivos no palco

Quer aprimorar sua comunicação? Suba no palco de um teatro. Com a necessidade cada vez maior de se expor, seja para falar bem em público, seja para defender uma ideia ou simplesmente trocar experiências com colegas de trabalho, os profissionais precisam saber se colocar de forma adequada e segura.

Engana-se, no entanto, quem acredita que se comunicar bem é conseguir concatenar palavras apenas. Além disso, são fundamentais boa colocação vocal, postura, desinibição e segurança quanto ao conteúdo da mensagem. Esse “combo” de atributos é o objetivo do curso de teatro para executivos já oferecido por diversas instituições, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por exemplo.

Imagem: Internet

As técnicas do aprendizado teatral podem ser consideradas como instrumental facilitador da comunicação por trabalhar com a expressão corporal, a correta colocação e a exploração das possibilidades da voz e com a vivência grupal, que pode facilitar a desinibição. Este aprendizado é muito bem vindo, já que falar bem e saber se colocar são importantes diferenciais competitivos para todo e qualquer profissional.

Em cursos como estes, tudo ocorre na prática. Segundo a coordenadora do curso da PUC-SP, que tem duração de 30 horas, a teoria só aparece quando alguma pergunta dos alunos exige que os professores explicitem os conceitos. Todas as aulas são interdisciplinares, de modo que, no palco, encontram-se, além dos alunos, um professor de interpretação e de técnicas teatrais, um ator e uma fonoaudióloga especializada na preparação de atores. Nas aulas, são realizados exercícios de preparação de voz e de expressão corporal em situações comunicativas, além de dinâmicas para experimentos de improvisação e de interpretação de textos.

Informações: Canal RH

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Precisa de ajuda?