No dia da Igualdade Salarial 18/09, devemos rever a desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil, que é evidente: enquanto elas recebem, em média, 19,4% a menos que os homens, essa diferença aumenta em cargos de gerência e direção, chegando a 25,2%. Essas disparidades se acentuam ainda mais quando analisamos o recorte de raça/cor, evidenciando um problema estrutural enraizado no país que precisa ser resolvido.
Em contrapartida, na MSA demonstramos avanços significativos. Dos 13 cargos de liderança, 11 são ocupados por mulheres, representando 77% da equipe total. Além disso, em 2023, 58,33% das contratações para cargos de liderança de nossos clientes foram de mulheres, com salários 11% superiores aos dos homens. Isso contrasta com a média nacional, onde as mulheres ainda enfrentam grandes disparidades salariais e de ocupação em cargos de liderança.
Para promover a igualdade salarial é necessário adotar algumas medidas, como tornar os dados salariais públicos, implementar programas de desenvolvimento e de promoção de mulheres a cargos de liderança e o apoio à parentalidade.
Outro ponto essencial é a criação de planos de cargos e salários com critérios claros e objetivos, baseados em competências e desempenho. Esses planos devem ser acompanhados de programas de desenvolvimento e capacitação contínua para mulheres, incentivando sua ascensão profissional.
Na MSA também temos o auxílio creche, que contribui para equilibrar as responsabilidades familiares com a carreira. Isso não só retém talentos femininos, mas também promove um ambiente mais inclusivo e adaptado às necessidades das mulheres em todas as fases de sua vida profissional.
Ao adotar práticas voltadas para a igualdade salarial, não apenas contribuem para a redução das disparidades de gênero, mas também experimentam benefícios significativos, como pode resultar em uma maior retenção de talentos, diminuindo o turnover e criando um ambiente de trabalho mais estável e produtivo. Além disso, essas práticas atraem talentos qualificados durante o recrutamento, fortalecendo a marca empregadora e consolidando a empresa como um lugar desejável para se trabalhar. Com um compromisso com a equidade, as empresas não só melhoram suas operações internas, mas também ganham uma vantagem competitiva no mercado, ampliando suas oportunidades de crescimento e sucesso a longo prazo.
Quer saber sobre nossas soluções? Clique aqui para entrar em contato!
Ou se está procurando emprego acesse: vagas.msarh.com.br