Pra muita gente, o ano só começa para valer depois do Carnaval. Sendo essa premissa verdadeira ou não, todo começo de ano traz certa leveza e promessa de melhorias, com a sensação de renovação. É por isso que muitas empresas aproveitam essa atmosfera para fazer uma análise do que vai bem e do que precisa melhorar e, assim, partir para os aprimoramentos. Os primeiros meses do ano são uma oportunidade importante para a área de RH implantar projetos voltados para o desenvolvimento comportamental, pois as pessoas estão mais abertas ao novo. Por isso, nesta época do ano, mudanças podem ter mais chances de sucesso, acreditam especialistas em carreira.
A motivação dos colaboradores de qualquer empresa é o resultado do esforço para melhorar as lideranças, permitir a autonomia e a criatividade, ter um bom plano de comunicação interna, melhorar a infraestrutura e estimular o desenvolvimento das pessoas. Por isso, acredita-se ser fundamental que as empresas estejam sempre preparadas para estimular o alcance de metas, provendo as ferramentas necessárias para isso.
Ao estruturar um planejamento no início do ano é importante que os colaboradores tenham participação ativa. Para tanto, alguns questionamentos se fazem necessários: que sonhos e que expectativas as pessoas têm para o seu futuro? Estas expectativas, que integram planos pessoais e profissionais, estão alinhadas com a missão e os valores da empresa? As pessoas conhecem os objetivos estratégicos da companhia, para compreenderem para onde elas e a própria empresa estão caminhando? Com que grau de satisfação as pessoas vêm para o trabalho diariamente? Estas são pergunta simples e, às vezes óbvias, mas que fazem a diferença no momento de definir estratégias para ajustes de comportamento.
De acordo com consultores, é papel da empresa desenvolver seus líderes e potencializar as outras pessoas que atuam na organização para que estejam preparadas para liderar a qualquer momento e para que tenham um comportamento empreendedor, pró-ativo, colaborativo e sempre focado nas funções da gestão: planejar, executar e monitorar. A partir disso, torna-se papel de cada funcionário assumir para si a responsabilidade de colaborar com a empresa, buscando os melhores resultados.
Informações: Canal RH
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