Isto não é trabalho meu

Falamos aqui no blog sobre os Hábitos Limitadores de Carreira (clique aqui para rever o post), que lista as práticas que impedem o profissional de atingir seu potencial no trabalho. O segundo item da lista é a atitude conhecida como: “isto não é trabalho meu“, muito presente no local de trabalho. Se você já trabalhou com uma pessoa que pensa assim, sabe como pode ser frustrante. Esta mentalidade não é a de alguém que joga em equipe, mas simplesmente cumpre o mínimo necessário de seu trabalho, visando apenas receber o salário do fim do mês.

A verdade é que todos nós temos que estabelecer limites no trabalho e ter tarefas e responsabilidades claramentes definidas. É impossível simplesmente assumir tudo o que as pessoas “atiram” em você. Há algumas coisas que realmente não são o seu trabalho, é sua a responsabilidade de estabelecer limites adequados, quando necessário. No caso deste Hábito Limitador, refere-se à mentalidade geral das pessoas que resistem injustificadamente em assumir trabalho adicional, mesmo quando isto é importante para o sucesso da equipe. Há momentos em que todos nós temos que fazer um pouco mais para apoiar os outros, mesmo que não seja especificamente uma parte da nosso dever estabelecido. Isso é o que significa estar em uma equipe.

Então como você pode estabelecer limites de forma adequada, sem ser vítima da mentalidade “Não é trabalho meu“? Aqui estão algumas dicas:

Não tenha medo de colocar a mão na massa e ajudar os outros, quando puder. Se você tem tempo e capacidade de fazer algo extra para ajudar um membro da equipe, faça.

Estabeleça limites pela razão certa. É totalmente aceitável dizer “não”, desde que haja boas razões para isso (já estou trabalhando em plena capacidade, não estou treinado para tal procedimento, etc), enão porque “isto não é trabalho seu”.

Mesmo quando estabelecer limites, seja prestativo. Se tiver que dizer “não, mostre-se, mesmo assim, interessado em resolver o problema, oferecendo alternativas e dando algumas sugestões de como o trabalho pode ser feito sem você.

Torne isto seu trabalho. Se você achar que você está constantemente sendo solicitado para assumir uma tarefa que não está na sua descrição de cargo, talvez este deve ser o seu trabalho. Talvez você deve ter alguma autoridade e responsabilidade para ele e talvez você mereça também uma pequena compensação adicional. É uma oportunidade maravilhosa para discutir o seu papel, reavaliar suas contribuições e demonstrar a sua vontade de ir além na equipe.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn