Aquela insegurança percebida nos jovens em início de carreira não é uma sensação comum a toda esta geração. Principalmente entre os jovens brasileiros, que estão entre os mais confiantes em relação a suas habilidades profissionais, segundo um levantamento realizado em nove países. Os responsáveis pela pesquisa chegaram à conclusão de que os jovens de países emergentes se mostram mais confiantes com suas competências do que os de países desenvolvidos.
Parte dessa confiança vem de uma segurança maior em relação à tecnologia. Globalmente, a maioria dos jovens concorda que competências dessa área serão essenciais para a garantia de um futuro no mercado de trabalho. No Brasil, Índia e China, é maior o número de jovens que avaliam as próprias habilidades tecnológicas como avançadas na comparação com países como França e Austrália. Os jovens de mercados emergentes também se mostram mais interessados em aprender habilidades como programação ou desenvolvimento de aplicativos mobile.
Brasil e Índia são os países onde os jovens estão mais otimistas em relação às suas habilidades profissionais. Neles, 75% dos entrevistados avaliam como alto o nível de confiança em sua capacidade de desenvolver uma carreira de sucesso. Esse número cai para 65% na China e nos EUA, e para pouco mais da metade nos outros mercados desenvolvidos.
Segundo o Valor Econômico, a pesquisa consultou cerca de nove mil pessoas entre 16 e 25 anos na Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
,
______________________________________________________________________________________
A MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!