Você se considera uma pessoa curiosa? Uma história, contada por uma empresa britânica, contava que, em mais de cem anos de história, ela havia agradado seus clientes em determinados momentos e desagradado em outros, feito e perdido dinheiro, passado por momentos favoráveis e outros nem tão favoráveis. Com tudo isso, a única razão pela qual o negócio permaneceu de pé foi a vontade que os líderes tinham de ver o que aconteceria em seguida, ou seja, curiosidade.
Como acontece com estes líderes, uma curiosidade saudável combinada à paixão pelo negócio pode ser uma coisa boa. As descobertas de um líder curioso pode ser transformadora e ajudá-lo a crescer além de seus limites atuais. O Leader’s Beacon listou algumas características de um líder curioso. Confira:
Imagem: internet
Líderes curiosos têm um apetite inesgotável de aprender – Pelo que você tem paixão? Quais são os seus hobbies e interesses? Em um âmbito profissional, a curiosidade leva a aprender tudo o que é possível um produto, o cliente e a direção futura de uma indústria. Um líder curioso sempre irá procurar e encontrar novas maneiras de melhorar e construir um futuro saudável.
Líderes curiosos não têm medo de correr riscos – A única maneira de crescer e seguir em frente é sair da zona de conforto e estar atento ao que ainda não foi tentado, além de estar disposto a falhar e repetir a tentativa quantas vezes for necessário. Líderes curiosos assumem riscos e preferem falhar em algo grandioso do que ter sucesso em coisas ínfimas.
Líderes curiosos são exploradores – Líderes curiosos são as versões modernas de Cristóvão Colombo ou Marco Polo. Hoje, nós os conhecemos como Henry Ford, Alexander Graham Bell, Steve Jobs e Bill Gates, para citar alguns. Eles partiram para abrir novas portas, descobrir novos caminhos e deixar sua marca no mundo. Este tipo de líder considera a exploração tão gratificante quanto as descobertas que ele faz.
Líderes curiosos projetam sua visão – Estes profissionais estão melhor qualificados para projetar uma visão, porque eles são os únicos que já a experimentaram. O líder curioso foi lá na frente, no futuro, e sabe por que a equipe precisa ir para lá. O que uma liderança curiosa precisa agora é de uma equipe forte para que isso aconteça. Enquanto este líder é necessário para identificar e lançar uma visão, ele pode não ser o melhor para executá-lo.
A curiosidade é uma ótima característica de liderança. Onde será que a sua curiosidade vai levá-lo?