Se você pretende empreender, pode ser que fazer um MBA esteja nos seus planos. Pelo menos este é um comportamento comum a quem quer começar o próprio negócio. Segundo o Valor Econômico, cerca de um terço dos profissionais que buscam um programa de MBA querem abrir uma empresa, em todo o mundo. Na América Latina, esse volume se tornou ainda maior nos últimos anos, na medida em que aumentou também o pessimismo com a economia.
De acordo com levantamento do Graduate Management Admission Council (GMMAC), organização internacional responsável pelo teste de admissão exigido por cursos de MBA e masters especializados, empreender é o objetivo de 37% dos latino-americanos que tentaram entrar em um programa de MBA em 2015 – a segunda região com maior volume de profissionais com essa meta, depois da África (44%). Em 2011, esse era o objetivo de 32% dos potenciais alunos da América Latina.
Nesse mesmo período, a percepção de estabilidade na economia da região caiu de 69% para 45%. Em outras partes do mundo, o contrário aconteceu: na Europa Ocidental e nos EUA, a confiança na economia cresceu, enquanto os planos de abrir o próprio negócio após o programa de MBA foram abandonados. De acordo com o GMAC, a percepção de que será mais fácil encontrar o emprego “dos sonhos” em uma economia mais saudável afasta os potenciais alunos dos planos de empreender por conta própria.
Globalmente, os potenciais alunos de MBA se mostraram mais confiantes do que querem para seu futuro após o curso.A maioria (71%) citou apenas um setor de interesse para a carreira após a formatura, contra 58% em 2014. As áreas de interesse mais comuns seguem sendo consultoria (32%), finanças e contabilidade (31%) e produtos e serviços (25%). Mais da metade (61%) também relatou ter uma função ou profissão específica na qual estão interessados, em contraste com 46% na pesquisa anterior. Realizada anualmente, a pesquisa teve a participação de mais de 10 mil profissionais que fizeram processos seletivos de programas de MBA e masters.
Informações: Valor Econômico
,
______________________________________________________________________________________
A MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!