Média gerência é mais relevante para o faturamento

Executivos de média gerência têm mais influência nos resultados das empresas do que os altos executivos para os quais eles trabalham e os profissionais chamados de inovadores. Isto é o que sugere um estudo realizado pela escola americana Wharton School of Management.

Para chegar a essa conclusão, o pesquisador Ethan Mollick estudou a indústria de jogos para computadores nos Estados Unidos e classificou os produtores de games como média gerência. Em uma comparação com a indústria de software, os produtores seriam os gerentes de projetos, responsáveis pela gestão da equipe, distribuição de recursos, comunicação interna e até relações externas, que incluem desde relações públicas até interface com a diretoria da empresa. Já os designers foram classificados como inovadores, pois são eles que têm a ideia original dos jogos.

hierarquia

Em suas descobertas, o pesquisador demonstrou que os produtores – a média gerência – eram responsáveis por 24,1% da quantidade de dinheiro que um jogo fatura e 18,6% das boas avaliações dadas pelos críticos. Os designers, por sua vez – sempre reconhecidos por trazerem inovação – tiveram importância menor: 6,3% no faturamento e 14,2% nas boas avaliações. Por fim, os altos executivos são os que têm menor peso nos resultados: menos de 5% dos ganhos obtidos com as vendas dos jogos.

Para Mollick, a explicação é que bons profissionais de média gerência têm grande capacidade de transformar as boas ideias dos inovadores em um projeto realista. Se uma empresa tem, por exemplo, um ótimo designer, mas um produtor mediano, não conseguirá ter um ótimo produto final.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn