Como você se prepara para uma entrevista de emprego? Buscar informações sobre a empresa e o entrevistador é importante, mas o candidato não deve usar esses dados para criar um personagem só para agradar aos selecionadores, dizem os especialistas. Veja abaixo três dicas básicas sobre o assunto, publicadas na Folha de S. Paulo:
Pense no Fracasso – Considerar a possibilidade de frustração, pois talvez você não consiga o emprego, também é importante. Isso dá uma certa tranquilidade, porque passamos a trabalhar com a realidade, e não com a fantasia.
Não represente – Adequações pessoais para o perfil desejado pela empresa são bem-vindas, mas não se deve perder a própria identidade. Essa adaptação não pode te agredir, ou uma hora você explodirá.
Não se ofenda – Caso você se sinta desconfortável com alguma pergunta, como as de cunho pessoal, questione por que aquela informação é relevante para o trabalho e depois formule uma resposta.
Imagem: internet
Em uma outra matéria, publicada pelo jornal O Globo, especialistas comentam sobre os erros não-verbais que um candidato pode cometer nas entrevistas. Segundo eles, o nervosismo e ansiedade podem fazer com que o candidato, sem querer, deixe de se policiar e comprometa o sucesso da entrevista. Embora muitos recrutadores não decidam a contratação com base unicamente neste tipo de comunicação não-verbal, a atenção a estes detalhes podem ajudar de uma forma geral. Confira:
Contato visual (em excesso ou quase nenhum) – Pouco contato visual pode sugerir que o candidato não está realmente interessado na vaga. Por outro lado, contato visual em excesso pode intimidar o entrevistador e acabar levando a conversa para outros rumos.
Gestos sem controle – Isso inclui balançar a perna, bater o pé, apertar o botão da caneta insistentemente, ou gesticular demais com braços enquanto fala, tudo isso tira a atenção do recrutador no candidato.
Pigarro constante – Embora alguns considerem o pigarro como comunicação verbal, é um hábito nervoso que faz com que seja quase impossível que o entrevistador preste atenção ao que o candidato está dizendo.
Falta de expressão facial – Se o candidato não sorrir ou demonstrar qualquer tipo de emoção em seu rosto, pode passar a impressão de que não é muito motivado ou interessado.
Postura ruim – Inclinar-se para trás ou cruzar braços e pernas podem demonstrar que o candidato não está interessado na discussão, ou ainda parecer arrogante ou confiante demais.
Traje inapropriado – A roupa também revela muito sobre um candidato e pode causar impacto negativo se for incompatível com o cargo pretendido.