O papel da área de Recursos Humanos dentro das organizações vem mudando na última década, conforme as próprias companhias passaram por relevantes mudanças em seus processos de produzir, vender e trabalhar. É evidente que a relação com os colaboradores também passaria por uma revolução!
Recentemente, o Valor Carreira identificou uma interessante evolução nos RHs: de controles e treinamentos, a área passou por uma revisão de conceitos nos últimos 15 anos, e hoje assume um viés de consultoria para a área de negócios da empresa. Veio a necessidade de entender de números para ajudar a companhia a buscar mais resultados. E o RH virou “estratégico”. Agora, a missão ficou mais complexa e fiel ao conceito. Estratégico hoje é vislumbrar o futuro da organização e, então, combinar conhecimentos sobre as pessoas e o negócio.
Isso também é constatado pela pesquisa realizada em agosto no Fórum de Presidentes promovido pela ABRH com 85 dirigentes de grandes empresas do país, em que 80% deles esperam que seus RHs exerçam o papel de disseminadores da cultura da companhia.
Hoje o departamento também ganhou o status de “parceiro de negócios” – os chamados “business partners”, que detêm a nobre missão de entender melhor as necessidades de cada área de uma empresa. O novo RH precisa ter a visão de como a empresa irá vencer no futuro e trabalhar com as lideranças no desenho de uma estratégia para chegar lá. Isso significa reconhecer as tendências de mercado e seus impactos no negócio, prever os potenciais obstáculos para o futuro e facilitar os processos para deixar a estratégia mais clara.
.
______________________________________________________________________________________
A MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!