Quando alguém chega ao Vale do Silício, pode ser um grande choque de culturas. Ainda mais se essa pessoa for mulher, já que o pólo de negócios tecnológicos da costa oeste americana é composto na maior parte por homens. A empreendedora Deborah Piscione chegou no local há alguns anos e, vinda de Washington, sentiu a diferença cultural e comportamental para os profissionais do Vale. De seu estilo de vestir à maneira de fazer negócios, os empreendedores de lá eram de uma “raça própria”, mas foram as mulheres que lhe chamaram sua atenção.
Deborah teve de se adaptar ao estilo de vida inspirador destes empresários. Segundo ela, há muito a ser aprendido, principalmente pela ala feminina, e completa que as empreendedoras do Vale do Silício têm muita força, aparente no jeito como andam, falam, tratam os outros e se vestem. E compartilhando este valioso segredo com a revista Forbes, ela enumera cinco dicas dessas empreendedoras:
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Elas sabem pedir – Sabemos que as mulheres pedem muito pouco dinheiro para os seus negócios, mas Deborah viu as do Vale do Silício começarem a se corrigirem quando se aproximam dos investidores. Segundo ela, a estratégia é pedir o dobro do que você acredita que vai precisar.
Elas não querem ser a rainha da festa – Não que as outras mulheres sejam superficiais, mas autenticidade é uma característica tão fundamental que os empresários simplesmente não podem desprezar. Deborah viu que a autenticidade do Vale do Silício é única, vem da crença e da paixão inabalável dos fundadores por atividades e negócios. As mulheres da região são bem-sucedidas por serem livres para falarem o que quiserem. Elas não se preocupam em ficar agradando os outros, elas falam o que pensam e não estão nem aí.
Elas trocaram os salto alto por tênis – Na Costa Leste, as mulheres se acostumaram a correr de um lugar para o outro. Por isso, usam tênis e não ligam para o que vestem. Não há nenhuma conversa sobre o terninho certo ou os acessórios essenciais, elas focam em ideias e inovação.”
Elas não se desculpam – A empreendedora diz que pedir desculpas não está no vocabulário das mulheres do Vale, uma vez que elas não se desculpam pelo seu sucesso. Segundo ela, é a mentalidade de negócios dessas mulheres que as fazem bem-sucedidas.
Elas são unidas – O senso de comunidade no Vale do Silício é algo para ser admirado. Deborah acredita que isso está ligado ao fato que a região está toda baseada na inovação. “É tudo o que fazemos: a inovação é a religião em que acreditamos, o esporte que jogamos e o ar que respiramos. Como resultado, criamos uma cultura que celebra o sucesso como nenhum outro lugar”. Fazer parte dessa cultura de apoiar os triunfos dos outros e receber o apoio de volta é uma das ferramentas desse sucesso.