Quem de nós já não se deparou com a pressão do ambiente corporativo? Prazos, metas, concorrência, redução de custos e aumento de produtividade são apenas alguns dos motivos que levam as empresas a caminharem em ritmo acelerado. Assim, tem se tornado cada vez mais comum a busca por profissionais que saibam lidar com a pressão organizacional. Mas como os colaboradores têm respondido a essa pluralidade corporativa?
.
As empresas têm optado por profissionais que se mostram produtivos, ou seja, capazes de gerenciar e executar uma gama de informações, tomando as ações necessárias em tempo real, contudo, sem comprometer a qualidade de entrega. Tudo isso com equilíbrio emocional. Logo, estamos falando de profissionais que saibam lidar com a pressão organizacional. Em uma equipe, reunimos pessoas com divergências de culturas, ideias e pontos de vista.
..
.
Companhias têm refletido sobre essa questão e buscado mudanças, visando à qualidade de vida dos colaboradores. O investimento também é aplicado no desenvolvimento da liderança, com o objetivo de desenvolver, motivar e reter colaboradores, além de praticar técnicas que diminuam o estresse no ambiente de trabalho.
.
Algumas ações podem ajudar a aliviar a pressão do cotidiano, como a organização do espaço e das atividades de trabalho e a administração do tempo, fatores fundamentais para um rendimento superior e equilíbrio. Além disso, relacionar as atividades prioritárias e secundárias, definir o tempo que se destinará para a realização de cada uma delas, evitar ser interrompido, concentrar-se na tarefa a ser executada e aprender a dizer “não”, caso isso seja necessário, são algumas dicas que podem ajudar a conviver bem com a perseguição de metas e objetivos e a manter-se focado e preciso nos resultados, evitando cobranças e maior sensação de pressão.
.
Fonte: Você RH